Com o evoluir da investigação laboratorial, a Medicina de há muito modificou o paradigma Anátomo-Clínico que predominou até meados do século XX, para gradualmente construir e integrar o paradigma Clínico-Laboratorial, não sendo despiciendo pensar ou afirmar um futuro, que já começou, no qual a centralidade do laboratório se imporá inevitavelmente como o modelo mais eficaz em resultados para o doente agudo e crónico.
Evidentemente que em nada será diminuída a importância fulcral do Clínico-Assistente, mas este será mais profundamente informado sobre a fisiopatologia e etiopatogenia do mal que afecta o seu doente e disporá de ferramentas que lhe permitirão terapias mais informadas e personalizadas.
O Patologista Clínico é o veículo natural dessa informação. A sua Especialidade Médica resulta de um cruzar constante de conhecimentos tecnológicos sólidos e em constante evolução que a integram, com um pensamento formado no aprofundar da fisiopatologia e nas novas aquisições da patologia molecular, não descurando nunca que é médico, que o doente é a sua primeira preocupação e que a sua postura é colaborar total e eficientemente na busca de um diagnóstico, de um prognóstico ou de uma via terapêutica que melhor sirvam as decisões do colega Clínico que assiste esse doente.
Os Casos Clínicos que constituem este livro são disso um exemplo e reflectem o modo como o corpo clínico e científico do Centro de Medicina Laboratorial Germano de Sousa estuda e acompanha os doentes que lhe são presentes e o modo como colabora com os Clínicos-Assistentes, respondendo cabalmente às suas dúvidas ou apontando soluções que são depois eficazmente integradas no seguimento dos seus pacientes.
Como responsável último pelo Centro de Medicina Laboratorial Germano de Sousa, espero que este livro sirva os propósitos para os quais os casos clínicos foram recolhidos e colecionados:
i) os casos clínicos em apreço são, pela sua natureza, pouco frequentes;
ii) pelo modo como se apresentaram, os casos clínicos foram de difícil destrinça e
iii) exemplificam muito bem a estreita colaboração necessária entre os profissionais das diferentes disciplinas.
Director Clínico
Casos Clínicos:
Consulte em baixo a lista de casos clínicos 2019.
- Macroamilasémia: mito ou realidade?
- Doente imunodeprimido, infectado com Mycobacterium bovis: BCG
- Tricoleucemia. Um caso clínico num contexto infeccioso
- Lúpus Eritematoso Sistémico e Hepatite Autoimune
- Varicela zóster com características incomuns: dois casos clínicos
- Púrpura Trombocitopénica Trombótica: Um diagnóstico emergente
- Doença Celíaca e Esclerodermia
- Microdeleção recorrente 1q21.1 – Apresentação de 2 casos detetados por arrayCGH
- QFPCR – utilidade na análise genética de produtos de abortamento