Cancro do Pâncreas: uma doença silenciosa
O cancro do pâncreas é resultante de uma anomalia no processo de regeneração celular dos tecidos que formam a glândula pancreática. Em Portugal, surgem anualmente mil novos casos de cancro do pâncreas.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, é uma das neoplasias mais comuns e mortais, com uma taxa de sobrevivência de 1.7%. Atualmente, consiste na 6ª causa de mortalidade por cancro, mas prevê-se que se torne uma das principais até 2030.
Identificar o cancro do pâncreas, sintomas e sinais de alerta, é um passo importante para o diagnóstico precoce da doença. Este reconhecimento permite melhorar o prognóstico a longo prazo e, desta forma, aumentar as hipóteses de sobrevivência destes pacientes.
Quem pode estar sujeito?
Não são conhecidas ao certo as causas para o cancro do pâncreas. Contudo, é possível identificar alguns comportamentos ou condições pré-existentes que podem indicar uma maior susceptibilidade à doença.
Existem vários fatores de risco que podem aumentar a predisposição para este tipo de cancro, tais como:
- Idade acima dos 50 anos;
- Histórico familiar (predisposição genética);
- Tabagismo;
- Obesidade;
- Pancreatite (crónica ou hereditária).
Cancro do Pâncreas: sintomas que passam despercebidos
Ter um ou mais dos sintomas abaixo descritos não implica que tenha cancro do pâncreas. No entanto, estes podem ser indicativos de outras condições clínicas que, da mesma forma, devem ser vigiadas e diagnosticadas por um médico.
Icterícia
É caracterizado pela coloração amarelada da pele e dos olhos, devido à acumulação de bilirrubina (pigmento biliar) no sangue. Pode ocorrer quando existe obstrução na passagem da bílis para o intestino.
Além disso, também pode também estar associado a:
- urina escura (cor acastanhada);
- fezes mais claras, leves (com aparência gordurosa e leve);
- comichão na pele.
Dor abdominal e/ou de costas
A dor abdominal e/ou nos flancos, que ocorre na parte superior ou média do abdómen, irradiando para as costas se persistente, deve ser investigada
Náuseas e vómitos
Estes sintomas são comuns a várias doenças, mas quando associados a outros sintomas como dor abdominal e/ou nas costas e icterícia, devem ser investigadas
Se o tumor pressionar uma parte do estômago, pode dificultar a passagem dos alimentos para o intestino, o que causa náuseas e vómitos.
Formação de coágulos sanguíneos
Podem ocorrer e ser considerados como acontecimentos paraneoplásicos.
Outros sintomas: em estágios mais avançados do cancro
À medida que a doença progride, o cancro do pâncreas pode manifestar outros sintomas. Entre estes:
Perda de peso e falta de apetite
A perda de peso, frequentemente acompanhada pela falta de apetite, náuseas e vómitos, é um dos sintomas mais comuns do cancro do pâncreas.
Diabetes
Em certas situações, o cancro do pâncreas pode contribuir para o desenvolvimento da diabetes. Isto acontece devido à capacidade do tumor de destruir as células que produzem insulina (presentes nos ilhéus pancreáticos). Assim, compromete a capacidade do pâncreas de produzir esta hormona.
Os indivíduos com idade igual ou superior a 50 anos e recém-diagnosticados com diabetes tipo 2, apresentam um risco elevado de cancro no pâncreas.
O que é o teste Avantect?
O teste Avantect representa um avanço significativo na deteção precoce do risco aumentado para o cancro do pâncreas, sintomas e sinais de alerta.
Este exame não invasivo, baseado no ADN tumoral circulante, emprega a mais recente ciência epigenómica e genómica, juntamente com algoritmos de inteligência artificial avançada, para identificar a presença de cancro mais cedo do que os métodos convencionais.
Saiba mais sobre o teste Avantect: uma inovação revolucionária para a deteção precoce do cancro pancreático.