facebook pixel

Telefone 212 693 530* *Custo de Chamada para a Rede Fixa de acordo com o seu tarifário

Diagnóstico de Artrite Reumatóide – o que preciso saber?


Como saber se preciso de um diagnóstico de Artrite Reumatóide?

Entre as doenças que resultam da agressão do organismo a si mesmo, caracterizadas por doenças autoimunes, a Artrite Reumatóide é uma doença inflamatória e crónica que atinge cerca de 40.000 pessoas afetadas em Portugal.

Habitualmente, os primeiros sinais manifestam-se cedo na vida, entre os 45 e 50 anos de idade, com uma prevalência três vezes maior em doentes do sexo feminino, mas pode afetar qualquer pessoa em qualquer idade. Tipicamente, os primeiros sintomas são dores espontâneas nas pequenas articulações, seguido por rigidez e dificuldade no movimento.

Antes de tomar uma decisão relativa ao diagnóstico de Artrite Reumatóide, se precisa ou não no seu caso, recomendamos que procure um melhor entendimento sobre o que é Artrite Reumatóide, sintomas e sinais de alerta que indiquem a sua presença.

Por que o diagnóstico de Artrite Reumatóide é importante?

O diagnóstico de Artrite Reumatóide é muito importante, uma vez que os danos estruturais decorrem nos primeiros anos e, com o tratamento atempado, existe uma oportunidade para atrasar a progressão do quadro clínico.

Quando não diagnosticada e tratada precocemente, idealmente nos 3 meses desde o aparecimento dos sintomas, pode levar a futuras complicações que impedem, muitas vezes, a realização de tarefas do dia a dia. Algumas destas complicações podem ser:

  • Síndrome do túnel do carpo;
  • Rotura dos tendões;
  • Mielopatia cervical (em estágios mais avançados);
  • Osteoporose;
  • Deformidades articulares;

No entanto, existem outros prognósticos que apresentam a mesma sintomatologia, tais como a gota e outros reumatismos. Por isso, é necessário realizar testes laboratoriais para identificar a sua origem.

Quais exames para diagnóstico de Artrite Reumatóide?

Após a suspeita clínica, cabe ao patologista clínico esclarecer a situação, por meio de análises laboratoriais que distinguem os sintomas de Artrite Reumatóide de outros prognósticos com uma sintomatologia semelhante.

Sendo uma doença autoimune, pode apresentar alterações nos níveis de certos parâmetros laboratoriais, tais como:

  • Velocidade de sedimentação e proteína C reativa: são marcadores que indicam a presença de uma inflamação no corpo.
  • Fator Reumatóide (FR): é um biomarcador sanguíneo frequentemente utilizado para auxiliar no diagnóstico precoce.
  • Anticorpos antipéptido citrulinado cíclico (anti-CCP2): este anticorpo é mais específico do que o FR e pode ser mais sensível na doença erosiva.
  • Hemograma: detecta sinais de anemia, leucocitose e trombocitose (aumento das plaquetas) no sangue que, por sua vez, são indicadores comuns na doença ativa.
  • Anticorpos Antinucleares (ANA): pode ser positivo em 30% dos pacientes afetados.
  • Análise do líquido sinovial, se necessário.

São também realizados exames de imagem, tais como radiografias e ecografias articulares, que permitem identificar o grau de erosão articular e a inflamação presente.

Contudo, é a presença de um FR positivo e a positividade dos anti-CCP2 que vão permitir confirmar ou infirmar o diagnóstico de Artrite Reumatóide. A presença destes últimos é exclusiva nesta doença e pode aparecer anos antes da ocorrência dos primeiros sintomas, favorecendo uma terapêutica precoce que irá diminuir os efeitos da progressão da doença.

Saiba tudo o que precisa sobre o tratamento de Artrite Reumatóide.

No Grupo Germano de Sousa, estamos comprometidos em oferecer um serviço de excelência, com a finalidade de proporcionar a melhor qualidade de vida possível aos nossos pacientes.

Para realizar um teste de diagnóstico precoce de Artrite Reumatoide, visite um dos nossos Postos de Colheita.

Qualquer dúvida contacte-nos.
Teremos todo o gosto em ajudar.

LABORATÓRIO DE
PATOLOGIA CLÍNICA

LABORATÓRIO DE PATOLOGIA CLÍNICA
EMAIL

Telefone 212 693 530*

*Custo de Chamada para a Rede Fixa de acordo com o seu tarifário

Notícias Relacionadas:

Artigos Relacionados: