facebook pixel

Telefone 212 693 530* *Custo de Chamada para a Rede Fixa de acordo com o seu tarifário

HPV positivo, o que significa?

O que significa ter HPV positivo?

Acha que pode ter uma infeção por HPV? É normal que sinta preocupação e incerteza em relação ao que isso significa. Para desfazer tais dúvidas, recomendamos a leitura do nosso extenso artigo "Vírus do Papiloma Humano (HPV) – perguntas e respostas".

Existem, no entanto, mais de 200 tipos e subtipos de HPV. Alguns destes podem resultar em condições menos severas como verrugas e patologias anogenitais, enquanto outros podem conduzir a complicações mais graves, como o cancro do colo do útero.

No entanto, é importante esclarecer que a infeção por HPV é bastante comum. Em muitos casos, o próprio sistema imunológico consegue eliminá-la sem a necessidade de recorrer a intervenções médicas.

 

HPV positivo: O que devo saber?

O Vírus do Papiloma Humano é agente de infeção sexualmente transmissível (IST). É a IST mais comum a nível mundial. Na população sexualmente ativa, cerca de 50 a 80% dos indivíduos já tiveram HPV positivo, em algum momento das suas vidas.

Trata-se de um vírus silencioso em que, muitas vezes os sintomas de HVP não se manifestam (imediatamente). Por vezes, as verrugas podem não ser visíveis dependendo da localização ou por serem muito pequenas.

A infeção surge através do contacto íntimo de pele com pele entre pessoas, em que pelo menos uma esteja infetada. Esta também pode ocorrer por via vertical (durante o parto) ou por contacto urogenital, isto é, os órgãos simultaneamente do sistema reprodutivo e urinário.


O exame de rastreio pode acusar HPV positivo?

A citologia, também conhecida por teste de Papanicolau, é um exame ginecológico que permite identificar e/ou despistar a presença de quaisquer inflamações ou infeções causadas por micro-organismos, incluindo o HPV positivo.

Se o HPV positivo for acompanhado por alterações no teste de Papanicolau, o seu médico deve encaminhá-la para exames mais específicos.

Por outro lado, se foi previamente diagnosticada com HPV positivo e a citologia apresentar resultados normais, isto pode ser interpretado como um sinal de que o sistema imunológico está a gerir eficazmente a doença.

De qualquer forma, não deve levar à complacência: é importante realizar exames de rastreio regularmente. Estes são a ferramenta mais eficaz para determinar se uma infeção persistirá e, potencialmente, evoluirá para uma condição mais grave, como o cancro do colo do útero.

 

Como evitar um diagnóstico de HPV positivo?

A prevenção é a melhor forma de evitar um diagnóstico de HPV positivo. Para tal, é importante seguir as seguintes medidas:

  • Limitar o número de parceiros(as) sexuais;
  • Evite o contacto íntimo com o parceiro(a) se este(a) estiver infetado(a) ou com sintomas de HPV positivo;
  • Vacinar-se contra o HPV, de acordo com o Programa Nacional de Vacinação, ou consoante recomendação médica.
  • Realizar exames de rastreio regularmente como a citologia e/ou teste de HPV-DNA, se recomendado e disponível, mesmo que tenha feito a vacina;

A utilização de métodos contracetivos de barreira (preservativos), como método de prevenção para todas as IST’s, é sempre recomendada. É, no entanto, importante reforçar que as áreas de pele não cobertas pelo preservativo não estão protegidas.

Além disso, deve conversar com o seu parceiro (a) sobre infeções de transmissão sexual e comportamentos prévios, tendo em conta o histórico de sexo sem proteção e se ele(a) teve múltiplos parceiros (as) anteriores.


Descobri que tenho HPV positivo, o que fazer?

Infelizmente, não existe cura definitiva para o HVP positivo. Contudo, a maioria dos casos indica que a doença resolve-se com o tempo, sem a necessidade de recorrer a intervenções médicas e sem a ocorrência de sintomas.

Em alguns casos, particularmente quando se deteta uma estirpe de alto risco do HPV, o médico pode recomendar a realização de exames adicionais, como uma biópsia, para investigar eventuais alterações nas células do colo do útero. 

Este passo é importante no diagnóstico de cancro do colo do útero, que pode estar associado a certas variantes do HPV.

Se for diagnosticada com HPV positivo, é importante que siga as recomendações médicas e realize exames de rastreio periodicamente. É também fundamental informar o seu (sua) parceiro (a), para que possam tomar medidas preventivas e evitar a transmissão do vírus.

Caso necessite de mais esclarecimentos ou desejar marcar exames de rastreio, pode encontrar informações sobre os Postos de Colheita disponíveis na página dedicada do nosso site.

Qualquer dúvida contacte-nos.
Teremos todo o gosto em ajudar.

LABORATÓRIO DE
PATOLOGIA CLÍNICA

LABORATÓRIO DE PATOLOGIA CLÍNICA
EMAIL

Telefone 212 693 530*

*Custo de Chamada para a Rede Fixa de acordo com o seu tarifário

Notícias Relacionadas:

Artigos Relacionados: