Publicação: 16/10/2023
Autor: Profª Doutora Maria José Rego de Sousa
O que é Artrite Reumatóide?
Artrite Reumatóide é uma doença inflamatória, crónica e autoimune, caracterizada pela inflamação do revestimento interno das articulações (sinovite simétrica), atingindo cerca de 40.000 pessoas em Portugal.
É uma doença autoimune, ou seja, o sistema imunitário ataca os tecidos saudáveis do organismo em vez de os proteger. A longo prazo, leva à erosão das articulações que resultam em dores crónicas e perda de função.
Este quadro clínico surge mais frequentemente nas mulheres do que nos homens (3/1), a partir dos 35 aos 50 anos de idade, no entanto, pode afetar qualquer pessoa em qualquer idade. Os primeiros sinais manifestam-se como dores nas articulações, seguido por rigidez e dificuldade no movimento.
Com uma compreensão mais aprofundada sobre o que é a Artrite Reumatóide e os sinais de alerta desta condição, as probabilidades de um diagnóstico precoce e o início do tratamento aumentam, o que, por sua vez, contribui para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e a prevenção de complicações graves no futuro.
Causas e fatores de risco
Embora as causas exatas desta patologia ainda não sejam completamente conhecidas pela medicina, sabe-se que a sua ocorrência resulta da predisposição genética do indivíduo, associada a fatores de risco como o tabagismo e a obesidade.
Alguns estudos também apontam para uma possível relação com infeções virais ou bacterianas, que desencadeiam a resposta autoimune do organismo.
Possíveis complicações
Artrite Reumatóide é uma doença progressiva e, se não for tratada corretamente e atempadamente, pode levar a sérias complicações, tais como:
- Síndrome do túnel do carpo;
- Rotura dos tendões;
- Mielopatia cervical (em estágios mais avançados);
- Osteoporose;
- Deformidades articulares;
Acresce ainda que, em alguns casos, podem ocorrer manifestações extra-articulares como a miocardite (inflamação cardíaca), a pleurite (inflamação da pleura), a polineurite (inflamação de nervos) e a queratoconjuntivite (inflamação da conjuntiva e esclerótica).
Diagnóstico precoce
O diagnóstico precoce da Artrite Reumatóide é de maior importância, com integração rápida do tratamento, uma vez que os danos estruturais decorrem nos primeiros anos da doença e há uma oportunidade para minimizar a sua progressão a longo prazo.
Mas afinal, o que é Artrite Reumatóide? Após a suspeita clínica, cabe ao patologista clínico esclarecer, por meio de análises laboratoriais, a situação que deve ser distinguida de outros prognósticos com a mesma sintomatologia, como a gota e outros reumatismos, bem como infeções virais ou bacterianas.
Para esse efeito, podem ser conduzidos os seguintes testes laboratoriais:
Testes Gerais
- Hemograma;
- Velocidade de sedimentação e proteína C reativa;
- Ureia/Creatina;
- Ácido úrico;
- Provas de função hepática;
- Serologias virais (VHB/VHC);
- Análise do líquido sinovial;
Testes Específicos
- Anticorpos Anti-CCP2;
- Fator Reumatóide;
- Anticorpos Antinucleares (ANA);
Tratamento
Embora não exista uma cura definitiva para o que é Artrite Reumatóide, o seu tratamento envolve uma combinação de medicamentos e terapias, adaptados de acordo com a progressão da doença.
Os objetivos principais do tratamento consistem em:
- Diminuir a inflamação e aliviar os sintomas;
- Prevenir a progressão da doença e minimizar os danos nas articulações;
- Melhorar a qualidade de vida do paciente e promover a sua independência funcional.
- Entre os medicamentos mais utilizados para o tratamento da Artrite Reumatóide estão:
- Anti-inflamatórios (AINEs);
- Analgésicos;
- Corticosteróides;
- Medicamentos modificadores da doença (DMARDs).
Além disso, é recomendado que os pacientes sigam uma rotina de exercícios físicos de baixo impacto para manter a mobilidade e flexibilidade das articulações. Terapias como fisioterapia e terapia ocupacional também podem ser benéficas.
A vida com Artrite Reumatóide
Viver com Artrite Reumatóide pode ser um grande desafio, especialmente, quando a condição se encontra numa fase mais avançada. Todavia, este desfecho é raro na maioria dos casos. Quando diagnosticados precocemente, os doentes conseguem desfrutar de uma vida próxima do normal.
Com os avanços da medicina e o surgimento de novas opções de tratamento, assim como meios complementares de diagnóstico e terapêutica, permitem aos profissionais da saúde reconhecerem os primeiros sinais e encaminhar para o tratamento.
Ainda assim, recomendamos que se mantenha informado sobre o que é Artrite Reumatóide, sintomas e sinais de alerta, para então identificar mudanças no quadro clínico e procurar ajuda médica quando necessário.